sábado, 4 de setembro de 2021

Nos Tempos do Imperador e a Licença Poética

Além de o público especialmente das redes sociais levar tudo a "preto ou branco", "ferro ou fogo", com a polarização nas discussões envolvendo temas sensíveis(e que por ser este o caso da trama, talvez funcionasse melhor como Super Série das 11 ou Série Exclusiva Globoplay), o espectador que acompanha faz imersão na história de uma forma como se todas as cenas fossem fatos 100% fiéis à realidade, mas infelizmente muita gente desconhece ou ignora a famosa "Licença Poética" usava em obras de ficção livremente inspiradas em personagens e fatos históricos e reais. Mas o tema mais delicado da trama pra mim ainda nem começou: vai ser na fase que ocorrer a controversa Guerra do Paraguai e o hoje controverso Duque de Caxias. E o fato de termos o Solano Lopez na trama pra mim que de uma forma ou de outra vão citar esse evento, e dependendo do que acontecer no contexto político na vida real até a novela chegar nesta parte, os resultados podem ser desastrosos! 

Pessoalmente, convivi em meus hobbies com essa polêmica dos "Limites da Licença Poética" bem recentemente, quando joguei o Banner of The Maid, game de estratégia chinês livremente inspirado na Revolução Francesa. É necessário condicionar a cachola para dois itens básicos mas essenciais: ESCAPISMO e MENTE ABERTA.

Este texto compartilhado no link do post é de um blog de estudantes da Uerj quue trouxe como convidada a possante SAMYTA NUNES, do podcast "Noveleira Mesmo". (eu recomendo) Mas tem mais coisitas pra compartilhar ainda sobre a novela e suas polêmicas.

(Acrescentando Banner of the Maid na parte 2; postando no blog em breve)

Links Úteis:

https://www.youtube.com/watch?v=luuh1Cz7KAA

https://www.youtube.com/watch?v=e_R3FibdZhM

https://natelinha.uol.com.br/novelas/2021/08/28/nos-tempos-do-imperador-racismo-reverso-causa-estrago-e-globo-monta-operacao-para-salvar-novela-168688.php

https://comunicauerj.wordpress.com/2021/08/26/as-telenovelas-a-ficcao-e-a-historia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário